Com o passar da idade, os cuidados com a saúde e o bem-estar precisam ser redobrados, pois o organismo não tem a mesma facilidade para se recuperar de problemas de saúde como quando na juventude. Por isso, saber quais são os principais acidentes domésticos com idosos e como evitá-los é muito importante.

O fato é que esse tipo de situação, infelizmente, é bastante comum e pode causar sérios prejuízos, tanto em termos de qualidade de vida quanto até mesmo no prognóstico de outros males preexistentes. Confira o conteúdo especial deste post para aprender sobre os acidentes que mais acontecem dentro de casa!

Queimaduras

As queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos com idosos e elas podem acontecer pelas mais variadas razões. O próprio lar, às vezes, tende a ser uma armadilha em potencial, sobretudo pela presença de fornos elétricos, fogões e de aparelhos micro-ondas, que podem queimar diretamente ou por meio de líquidos e objetos aquecidos.

Também é preciso ter cuidado com a exposição excessiva aos raios solares, pois eles também podem causar um evento potencialmente grave. Nas queimaduras leves, o correto é lavar a área afetada com soro fisiológico ou água corrente por ao menos quinze minutos, sem fazer fricção. Em casos mais graves, contar com ajuda médica é crucial.

Quedas

As quedas estão entre as causas mais frequentes de acidentes domésticos severos e fatais envolvendo idosos. Por isso, tomar alguns cuidados para que elas não aconteçam é uma atitude muito importante. Uma boa ideia, por exemplo, é apostar no uso de pisos antiderrapantes, especialmente em áreas úmidas, como o banheiro e a cozinha.

Colocar barras de apoio em alguns locais de passagem, como corredores e entradas, é outra ótima escolha, que pode tornar qualquer ambiente mais seguro. A tecnologia também aparece para ajudar na qualidade de vida: já existem aparelhos como o sensor de quedas, que alerta no caso de algum acidente.

Intoxicação

A intoxicação é outro problema comum entre os idosos, e, dependendo da substância e do estado geral de saúde da pessoa, tem um potencial de gravidade que não pode ser desprezado. Problemas de visão ou de discernimento podem fazer com que, ainda que acidentalmente, medicamentos ou produtos químicos sejam ingeridos.

Essas substâncias existem muito cuidado, pois podem ser agressivas ao sistema digestivo e ao organismo como um todo, podendo levar até a óbito. A conduta adequada é chamar ajuda médica imediatamente, ligando para a central de emergência, e jamais induzir vômito ou tentar tratamentos caseiros.

Asfixia

A asfixia acidental pode ocorrer em adultos, especialmente nos que têm idade mais avançada e, por isso, também está entre os principais acidentes domésticos com idosos. É possível que as pessoas se engasguem com pedaços de comida, por exemplo, ou até mesmo com seus medicamentos de uso diário.

A conduta certa para socorrer adultos é chamar a emergência e, enquanto o atendimento está a caminho, realizar a manobra de Heimlich, que consiste em segurar a pessoa por trás, passar os braços à sua volta e pressionar com o punho cerrado sobre a região do umbigo, em um movimento forte para cima. Dessa maneira, o objeto estranho deve ser expelido.

Neste artigo, você conheceu alguns dos principais acidentes domésticos com idosos e também maneiras de lidar com essas situações. E que tal contar com um serviço de tele-emergência e garantir um monitoramento pessoal 24 horas por dia? Ficou interessado? Então, entre em contato com a ClickHelp!