Não é mentira dizer que melhorar a independência do idoso não é uma prioridade majoritariamente social, mas sim de pequenos grupos familiares. Isso afeta a terceira idade como um todo e atua diretamente sobre sua qualidade de vida.

Pense nos filmes e programas de televisão que você assistiu recentemente. Algum deles apresentava atores mais velhos? Como esses atores foram retratados, dependentes ou independentes?

Muitos retratos de mídia dos idosos refletem atitudes culturais negativas em relação ao envelhecimento. A sociedade tende a glorificar a juventude, associando-a à beleza e à sexualidade e mostrando sempre os idosos como fardos.

Nas comédias, os idosos são frequentemente associados com mal humor ou hostilidade. Raramente os papéis das pessoas idosas transmitem a plenitude da vida vivida pelos idosos – como empregados, amantes ou os inúmeros papéis que têm na vida real. Que valores isso reflete?

Aproveite dessa onda de conscientização para melhorar a independência e qualidade de vida do idoso, mostrando ao mundo que ele pode, sim, ser diferente do que é retratado e que é mais do que capaz de tomar as rédeas da própria vida – como já o fez por anos.

 

Quais são as melhores formas de melhorar a independência do idoso e melhorar sua qualidade de vida?

 

Um obstáculo para a compreensão mais completa da sociedade, do envelhecimento e de sua qualidade de vida é que as pessoas raramente entendem isso até chegarem à idade avançada.

Muitas pessoas, como filhos e parentes em geral, acabam abrindo mão da própria vida por não terem compreensão de dicas simples que podem melhorar a independência do idoso, deixando-o, também, dependente de você.

Enquanto os indivíduos mais novos geralmente enfrentam estereótipos associados à raça e ao gênero e, portanto, são mais propensos a pensar criticamente sobre eles, muitas pessoas aceitam estereótipos de idade sem questionar.

Cada cultura tem um certo conjunto de expectativas e pressupostos sobre o envelhecimento, todos os quais fazem parte da nossa socialização e qualidade de vida.

Enquanto os marcos da maturação na idade adulta são uma fonte de orgulho, os sinais de envelhecimento natural podem causar vergonha ou constrangimento.

 

O que causa a dependência e como melhorar a independência do idoso?

 

Embora muitos idosos relatem que suas vidas são mais satisfatórias do que nunca, e sua autoestima é mais forte do que quando eram jovens, eles ainda estão sujeitos a atitudes culturais que os fazem sentir dependentes.

À medida que os seres humanos envelhecem, passam por diferentes fases e estágios da vida. É útil compreender o envelhecimento no contexto dessas fases, já que o envelhecimento não é simplesmente um processo fisiológico.

A maioria das pessoas começa a ver sinais de envelhecimento após os 50 anos quando percebem os marcadores físicos de idade. A pele torna-se mais fina, mais seca e menos elástica. Formam-se rugas.

Fazendo o idoso acreditar que esses são sinais negativos, toma-se o primeiro passo contrário para melhorar a independência e qualidade de vida do idoso, fazendo-o se sentir sem esperanças de uma terceira idade feliz.

Afinal, uma cultura que valoriza a juventude e a beleza acima de tudo leva a uma percepção negativa de envelhecer, afetando a qualidade de vida dos idosos.

Sabendo de todos os fatores acima, leve em consideração o fato de que pessoas idosas são completamente capazes de cuidarem de si mesmas, desde que sejam ajudados minimamente por seus parentes e amigos próximos.

Conheça dicas pontuais para melhorar a independência do idoso, fugir os estereótipos, facilitar o seu dia a dia e fazer seu ente querido se sentir capaz e feliz com sua atual fase da vida.

 

Dicas para melhorar a independência do idoso

 

Aplicando as dicas abaixo no dia a dia, inicialmente, do banheiro de seus entes mais velhos, você certamente será capaz de melhorar a independência do idoso e garantir a ele maior qualidade de vida e alegria:

  • Adicione barras de apoio perto do banheiro, chuveiro e no banho. Isso evita quedas e faz com que o banho possa ser tomado sozinho ou com mera supervisão.
  • Coloque uma esteira de borracha ou tapete no banho, proporcionando maior sustentação e qualidade de vida ao idoso.
  • Certifique-se de que a banheira ou o chuveiro não sejam muito altos, facilitando a visibilidade da água e a saída do banho.
  • Adicione um assento específico para idosos no banheiro.
  • Coloque o termostato da água de modo que a água não atinja níveis de temperatura desconfortáveis ​​ou perigosos.
  • Certifique-se de que as torneiras de água sejam claramente rotuladas como “quentes e frias”.

 

Melhorar a independência e qualidade de vida do idoso na cozinha

 

Outro espaço da casa que deve ser otimizado para melhorar a independência do idoso é a cozinha. Muitos idosos passaram longos períodos de suas vidas lá e certamente gostariam de continuar fazendo isso.

  • Mova itens para as prateleiras mais próximas ou da altura do idoso.
  • Use ganchos para armazenamento e dê acessibilidade para os potes e panelas mais utilizados.
  • Aumente o brilho da luz adicionando mais luz ou lâmpadas de maior potência na cozinha.
  • Rotule claramente os suprimentos de limpeza doméstica que possam representar um perigo para as pessoas mais velhas.
  • Considere atualizar o piso para uma superfície antiderrapante.

Finalmente, não se esqueça de que existem perigos também ao comer alimentos vencidos ou fora da validade.

O principal desses perigos é a intoxicação alimentar. Lembre-se de avaliar geladeira a cada semana e inspecionar as datas em alimentos perecíveis como carne, ovos e produtos lácteos.

 

Dicas gerais de segurança para melhorar a independência do idoso

 

O resto da casa também merece uma atenção especial para melhorar a independência do idoso. Confira:

Remova os tapetes descartáveis. Se eles devem ficar; use uma fita dupla face para proteger tapetes no chão.

  • A iluminação de corda é uma opção fantástica para uso em corredores que conectam o banheiro, cozinha e quarto.
  • A organização é essencial para prevenir a confusão e quedas.
  • Os medicamentos diários devem ser armazenados em armários de fácil acesso. Um gabinete que é muito alto ou muito baixo pode causar problemas de acessibilidade.
  • Use um organizador de medicação para que ninguém se esqueça da próxima dose.

Segundo essas dicas simples para melhorar a qualidade de vida e independência do idoso, você livra seu parente querido do estigma de envelhecer de forma ruim, garante mais independência para si mesmo e passa bons momentos com quem ama!

Pensando nisso o ClickHelp, um serviço exclusivo para a terceira idade oferece em um único dispositivo segurança e proteção ao idoso e tranquilidade para os familiares. Como assim? O ClickHelp é um serviço de teleassistência ao idoso com monitoramento 24 horas. Além disso, possui um botão de pânico que é acionado automaticamente em caso de emergência.

Existem inúmeras alternativas para oferecer bem estar e uma boa qualidade de vida para a terceira idade. Analise a melhor alternativa para sua família e cuide da melhor maneira de quem um dia já cuidou de você.