Exercícios físicos para idosos como em qualquer outra fase da vida precisa ser frequente. A atividade física é diferente para idosos, pois possuem características próprias e particulares. Uma dessas características são as mudanças físicas que acontecem em todo o organismo do idoso, alterando hábitos, comportamentos, percepção, sentimentos e inclusive ações e reações.

Com todas essas mudanças, chegar na melhor idade com saúde e disposição é o desejo de muita gente. Mas não são todas as pessoas que conseguem driblar alguns obstáculos da terceira idade e ter uma velhice longa e saudável.

 

Como chegar na terceira idade de maneira plena?

 

Seria mais fácil dizer que existe uma fórmula mágica, mas não é verdade. Existem algumas dicas que você pode começar a incentivar o seu ente querido já idoso a praticar. Essas dicas vão permitir que o idoso chegue na terceira idade com saúde e de forma satisfatória.

Todas as dicas estão relacionadas a atividade física na terceira idade. Diversas pesquisas apontam os benefícios da prática regular de atividade física na terceira idade e como consequência, uma maior qualidade de vida para o idoso.

Com o passar dos anos o corpo passa a acumular gordura que pode ocasionar hipertensão e outras doenças relacionadas, além de uma queda na capacidade respiratória. A prática regular de atividade física na terceira idade traz benefícios e ajuda a amenizar as mudanças que aparecem com o envelhecimento.

 

Como incentivar a atividade física na terceira idade?

 

Não é fácil mudar hábitos, principalmente nessa fase da vida. Exige um pouco de dedicação e paciência para que o idoso vá se familiarizando com novas práticas e um novo estilo de vida que irá beneficiá-lo.

A atividade física na terceira idade é a melhor maneira de prevenir doenças como diabete, osteoporose e problemas do coração. Mostrar para o idoso os benefícios da atividade física na terceira idade é uma maneira introduzi-lo nesse meio.

Um dos principais benefícios da atividade física na terceira idade é o fortalecimento do sistema muscular. Isso reduz muito o risco de quedas, além de contribuir para o aumento do apetite e reduzir as dores no corpo.

A maioria dos idosos já sofreram alguma queda. As quedas na terceira idade trazem consequências físicas e psicológicas e geram traumas na vida dos idosos e até mesmo na vida dos próprios familiares. Uma maneira de prevenir esses traumas originados pelas quedas é usar o serviço de teleassistência ao idoso. Esse serviço oferece monitoramento constante e em casos de emergência os familiares são avisados e podem prestar socorro o mais rápido possível. A rapidez na prestação de socorro em casos de emergência evitam traumas posteriores e complicações mais sérias na saúde do seu ente querido.

 

5 dicas que você precisa saber sobre atividade física na terceira idade

 

1. Atividades de baixo impacto

 

No início, o ideal são atividades mais leves que não causem grande impacto na rotina do idoso. Recomendam-se atividades como as caminhadas e hidroginástica. As caminhadas fortalecem as articulações e os músculos, melhoram o ritmo cardíaco e promovem a interação social do idoso.

 

2. Calçados confortáveis e alongamentos

 

Para incentivar a atividade física na terceira idade é essencial que o idoso tenha calçados confortáveis para praticar exercícios. Outro ponto crucial é preparar o corpo do idoso antes de começar as atividades. Faça alongamentos que deixem o idoso confortável e que evite dores musculares após os exercícios. Os alongamentos previnem lesões e oferecem bem-estar ao idoso.

 

3. Comece com calma

 

Não faça o idoso se exercitar todos os dias. Comece com calma e torne esse momento um momento prazeroso para o idoso e não um momento desagradável. O recomendado é que a prática de atividade física na terceira idade aconteça três vezes por semana. A duração ideal das atividades são de 20 minutos até 60 minutos e nunca mais do que isso.

 

4. Boa alimentação

 

Para o idoso ter uma boa disposição para executar os exercícios é necessário que ele tenha uma alimentação saudável. Isso fará com que o idoso tenha maior disposição e não fique fadigado.

 

5. Procure um médico

 

É importante antes de iniciar qualquer atividade física procurar um médico. O médico fará uma avaliação completa da saúde do idoso que irá estabelecer limites para as atividades físicas que o idoso irá executar. Assim o idoso poderá praticar atividades físicas recomendadas para sua própria saúde, respeitando os limites do seu próprio corpo.

A atividade física na terceira idade proporciona maior independência funcional, oferecendo ao idoso um envelhecimento ativo e saudável. Não deixe de incentivar hábitos saudáveis e contribuir para uma terceira idade com qualidade de vida.