Durante quase toda a vida, nossos pais estiveram ao nosso lado para nos ajudar em cada passo dado. Mas o tempo passou e agora chegou a nossa vez de retribuir todo o carinho e dedicação que foi recebido. Atenção e cuidados são necessidades básicas que os idosos tem para viver bem, mas é preciso garantir a eles, também, mais saúde e qualidade de vida.

Para isso, é importante incentivar a prática de algumas atividades com foco no bem-estar. Portanto, neste post, listamos alguns cuidados importantes que ajudam a afastar doenças e dar mais tranquilidade à terceira idade. Acompanhe!

1. Prática de exercícios físicos

A prática de atividade física ajuda a manter a vitalidade do corpo e da mente. Os riscos de doenças cardiovasculares são diminuídos, a pressão é controlada, o sono e a concentração melhoram e há ainda o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, durante os exercícios acontece a liberação da endorfina, uma substância capaz de nos dar a sensação instantânea de bem-estar. Para um idoso, a hidroginástica e a caminhada são muito recomendadas.

É importante escolher uma atividade com a qual a pessoa se identifique, mas não deixe de procurar a orientação de um profissional para se certificar de que a prática é adequada.

2. Cuidados com a hidratação

Beber bastante água e sucos de fruta naturais é essencial para o corpo em qualquer fase da vida, mas especialmente na terceira idade.

A água desintoxica o corpo, hidrata e regula inúmeras funções, além de contribuir com o transporte e absorção de nutrientes. Já os sucos, principalmente de frutas cítricas, são ricos em vitamina C, poderosa aliada na prevenção de gripes, resfriados e no aumento da imunidade.

Para ter mais saúde e qualidade de vida, é importante ingerir pelo menos 2 litros de líquido por dia, então fique de olho na hidratação!

3. Dieta adequada

Uma dieta balanceada é constituída por alimentos com quantidade suficiente de vitaminas, minerais e outros nutrientes para garantir o suprimento das necessidades do organismo. Dê preferências às verduras, legumes, alimentos ricos em ômega 3 e frutas variadas, principalmente se a pessoa tem diabetes ou pressão alta.

Em casos de hipertensão, é importante evitar alimentos muito gordurosos, industrializados e muito salgados, pois aumentam a pressão arterial. Já no caso da diabetes, inclua ovos e frutas com aveia no cardápio, além de diminuir os carboidratos e açúcares, pois isso mantém a glicemia normalizada.

4. Exercícios para a mente

Incentive os idosos a realizarem atividades que estimulem o cérebro, como palavras cruzadas, problemas de lógica, jogos de cartas e tabuleiro, que exigem raciocínio e atenção. Isso diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta a memória e outras funções.

5. Socialização em dia

O convívio social é outro fator muito importante para manter a saúde em dia na melhor idade, pois ele ajuda a prevenir a depressão nessa fase. Por isso, incentive seus pais a participarem de atividades em grupo, leve-os para visitar amigos de longa data e para fazer novas amizades.

Viu como não é difícil levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas na terceira idade? Adotar essas dicas vai te ajudar a levar mais bem-estar para a rotina dos seus pais.

Aproveite para saber também quais são os principais cuidados que você deve ter com um idoso! Até a próxima!