Cuidar de um idoso e participar do seu dia a dia é uma experiência enriquecedora, porém, por ser uma missão que gera exaustão, pode comprometer a qualidade de vida do cuidador. Nesse sentido, encontrar maneiras de aliviar stress torna-se indispensável para evitar o esgotamento emocional e físico.

Por isso, preparamos este post com algumas maneiras de garantir bem-estar mesmo com o desgaste diário. Confira!

Não encare a tarefa sozinho

Cuidar de pessoas na terceira idade sem ajuda de ninguém torna essa atividade ainda mais desafiadora. Ao assumir todas as responsabilidades, é normal que você sinta a sobrecarga e sofra com os sintomas do stress — tristeza repentina, dores no corpo, irritabilidade, entre outros.

Desse modo, contar com alguém para dividir as tarefas, além de torná-las menos exaustivas, servirá para você perceber que estão ao seu lado nessa caminhada.

Encontre tempo para relaxar

Um hábito muito comum entre cuidadores é deixar de separar um tempo para relaxar e distrair-se. Por mais que boa parte do seu dia seja ocupada, é preciso encontrar um intervalo para o descanso. Então, escolha momentos e permita-se caminhar na praia, passear pela cidade, fazer uma atividade física, ir ao cinema ou até mesmo ficar apenas deitado e ler um bom livro.

Conte com o auxílio da tecnologia

Atualmente existem recursos tecnológicos incríveis que facilitam bastante o cuidado com as pessoas idosas — a teleassistência é um deles. Essa tecnologia oferece inúmeras vantagens tanto ao cuidador quanto ao idoso. Veja!

  • dispositivo com sensor de quedas: conta com um alerta automático que avisa imediatamente os familiares se o idoso sofrer um acidente;
  • botão de emergência: oferece independência ao idoso e tem a função de garantir segurança diante de qualquer situação do dia a dia;
  • GPS: garante informações sobre a localização dos idosos;
  • monitoramento: facilita o socorro em situações emergenciais.

Participe de um grupo de apoio

A participação de um grupo de apoio aumentará seu contato social e proporcionará a troca de experiências com outras pessoas que lidam com situações semelhantes às suas. Além disso, elas poderão lhe ajudar com dicas valiosas e que podem facilitar as suas tarefas.

Cuide da sua saúde

Sua saúde deve ser priorizada para que prejuízos físicos e mentais não recaiam sobre você. Dessa forma, não deixe de ter uma dieta equilibrada, valorizar noites de sono, ingerir uma quantidade considerável de água e visitar periodicamente um médico para checar se o seu organismo está saudável.

Noites mal dormidas e grandes períodos sem alimentação afetam diretamente o humor e causam o stress. Portanto, se alimente bem e durma, pelo menos, sete horas por noite.

Essas foram algumas dicas de como aliviar stress ao cuidar de um idoso. Lembre-se que você deve se preocupar também com o seu bem-estar e não deixar de lado os momentos de lazer, afinal, eles são fundamentais para manter o equilíbrio emocional diante das dificuldades que surgirão.

Agora que você já sabe como aliviar o stress ao cuidar de pessoas da terceira idade, aproveite para saber mais sobre o botão de emergência para idosos!