Hoje, o idoso pode viver a nova fase de sua vida com plenitude e de forma saudável, incluindo hobbies e atividades que proporcionam lazer e socialização. As viagens, por exemplo, são excelentes para manter a qualidade de vida. Afinal, o turismo na terceira idade é uma alternativa para conhecer novas culturas, culinárias, povos e paisagens.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, na sondagem do consumidor referente à intenção de viagem, os idosos representam 27,6% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses. Acompanhados, em excursões ou sozinhos, vivem uma fase em que possuem mais tempo livre e melhores condições econômicas, favoráveis a atividades turísticas.

A seguir, listamos 5 locais no Brasil e no exterior que são excelentes opções para que o turista da terceira idade, independentemente de suas preferências, possa aproveitar essa fase da vida com qualidade. Acompanhe!

1. Poços de Caldas, Minas Gerais

A estância hidromineral localizada ao sul do estado é famosa por seus banhos de imersão em águas com propriedades medicinais. Repleta de cachoeiras e paisagens bucólicas que complementam sua beleza, apresenta uma infraestrutura de hotéis e resorts ideal para idosos.

Inegavelmente mineira, Poços de Caldas se destaca também pela gastronomia, com doces e queijos típicos. Outras atrações que valem a ida à cidade são as fábricas de cristais de Murano, os locais históricos e o passeio de teleférico, cartão de visita de lá.

2. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Composto pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos é uma ótima opção para apreciadores do enoturismo e da alta gastronomia, com degustações e passeios que giram em torno das vinícolas.

Localizado na Serra Gaúcha, as paisagens pitorescas, arrematadas por montanhas e videiras, podem ser visitadas em todas as estações do ano. Em Bento Gonçalves, além das opções tradicionais, há roteiros históricos, que falam sobre a revolução farroupilha e a história de Bento Garibaldi.

3. Natal, Rio Grande do Norte

Para aqueles que preferem locais mais quentes, com praias e belas paisagens litorâneas, Natal é uma ótima alternativa. Caracterizada por suas dunas e piscinas naturais, também é famosa pelos passeios de bugues, com opções de roteiros mais tranquilos para viajantes da terceira idade.

Na gastronomia, vale experimentar um peixe à moda potiguar, paçoca de carne de sol, feijão-verde e farofa d’água.

4. Buenos Aires, Argentina

Na América do Sul, a capital argentina se destaca por sua intensa programação cultural dia e noite. Com museus de arte, excelentes livrarias, feiras de rua e os famosos shows de tango, atrai tanto idosos que viajam sozinhos quanto aqueles que vão acompanhados de seus parceiros ou de grupos maiores.

Lá, é possível conhecer o estádio La Bombonera, do Boca Juniors, passear pelas ruas de Caminito, comer excelentes carnes em Puerto Madero ou Palermo e desfrutar de momentos prazerosos.

5. Madri, Espanha

Histórica e cheia de charme, Madri é uma cidade que recebe muitos viajantes da terceira idade no Velho Continente. Além do grande circuito de museus, no qual se destaca o Triângulo de Ouro da Arte, composto pelo Museo del Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza, há palácios reais, igrejas e um interessante centro histórico.

Para aqueles que apreciam a dança, as noites de flamenco prometem animação. Na culinária, vale provar uma boa paella e visitar um de seus populares mercados gastronômicos.

Bônus: cuidados especiais para o turismo na terceira idade

Independentemente do destino escolhido, é fundamental que o viajante busque referências sobre a empresa e os guias com os quais fará a viagem, de forma que possa se sentir mais seguro. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo saia como o planejado.

Antes de fazer as malas, é importante passar por um check-up com um médico geriatra e pedir orientações especiais se for viajar para lugares de elevada altitude. Durante os preparativos, não se esqueça de colocar os medicamentos de uso contínuo na bagagem de mão.

Com a saúde em dia, é hora de escolher um destino, contratar de seguro viagem e organizar os documentos. Seguindo as dicas que apresentamos aqui, toda a experiência de turismo na terceira idade será mais tranquila e prazerosa.

Interessa-se pelo tema? Então, acompanhe nossa página no Facebook e tenha acesso a novas publicações como esta!