Vaga de emprego para idosos ainda não é muito comum para muitas pessoas. A cultura brasileira costuma ver o idoso como incapaz para o mercado de trabalho. Ainda existe um preconceito relacionado aos idosos.

Existem idosos que produzem, têm criatividade e possuem uma imensa capacidade cognitiva que tornam o emprego na terceira idade viável. Para o idoso trabalhar é importante. Isso faz com que ele continue inserido na sociedade e evita o isolamento social. Além disso, faz com que o idoso se sinta útil, evitando problemas emocionais.

O número de idosos saudáveis e ativos está aumentando muito. Esse aumento tem sido ocasionado pelo cuidado com a saúde e os avanços da medicina para idosos. Com todas essas informações, por que não trabalhar depois dos 60?

Afinal, a aposentadoria, na maioria das vezes, é vista como um fator influente para a solidão e para o sedentarismo. Essa realidade tem mudado por conta do emprego na terceira idade.

 

Existe emprego na terceira idade?

 

Muitas organizações possuem programas para a melhor idade. Algumas empresas passaram a disponibilizar mais vagas para essa faixa etária. De acordo com muitas empresas os idosos são ótimos para áreas de atendimento direto ao cliente, pois são muito atenciosos e agradáveis.

As lideranças das empresas afirmam que os profissionais mais experientes, na faixa etária dos 60 anos, têm maior comprometimento, dedicação e engajamento que os mais jovens.

As grandes multinacionais geralmente são as que mais oferecem emprego na terceira idade. A Gol linhas áreas lançou uma campanha especial para atrair os profissionais mais velhos. Essa foi uma iniciativa que faz parte do programa de inclusão da empresa.

O Grupo Pão de Açúcar criou um programa de emprego na terceira idade há 18 anos. A proposta é valorizar os profissionais acima de 55 anos. Já a Pizza Hut há mais de dez anos oferece oportunidade de recolocação profissional para as pessoas com mais de 60 anos.

 

Como procurar um emprego na terceira idade?

 

O ideal é começar enviando currículo para agências de emprego e para empresas próximas de onde o idoso mora. O idoso sendo capacitado para vaga, provavelmente será contratado.

No portal Mais Emprego, do Governo Federal, qualquer pessoa pode se cadastrar às vagas de emprego. A intenção é que menos empresas coloquem limite na idade para contratação, assim aumentam as oportunidades para a terceira idade.

Existe também o Portal da Terceira Idade. Além de notícias e assuntos relacionados à terceira idade, também tem vagas de emprego direcionados ao público mais idoso.

 

Como conseguir um emprego na terceira idade?

 

  • Prepare um currículo com todas as experiências profissionais e pessoais

  • Faça um curso de computação para terceira idade

  • Mostre curiosidade e vontade de aprender

  • Contate amigos ou conhecidos que possam ajudar a conseguir um emprego na terceira idade

 

Como é o emprego na terceira idade?

 

Os familiares dos idosos se preocupam com a carga horária, benefícios e salários dos empregos oferecido para a melhor idade. Essa preocupação é normal e bem vinda. Os idosos precisam de um cuidado maior, com isso a carga horária deve ser flexível e dependendo da situação menor do que uma carga horária comum.

 

Mitos sobre o emprego na terceira idade

 

  • Falta de criatividade

 

A idade não interfere na capacidade de criar. Isso só acontece se o idoso estiver fora do contexto midiático. É importante estar sempre se atualizando.

 

  • Não se adaptam às tecnologias

 

Os idosos podem se dar muito bem com a tecnologia desde que haja prática. Um exemplo disso são os telefones para idosos. Esses telefones muitas vezes possuem sensor de quedas, GPS, um exemplo de telefone para idoso é o ClickHelp.

 

  • Não se adaptam as mudanças

 

A ideia de que as pessoas mais velhas são mais resistentes às mudanças é comum, mas não é uma exclusividade dessa faixa etária. Geralmente mudanças são sempre complicadas e difíceis. Lidar bem com mudanças é só uma questão de hábito.

 

  • Não realizam trabalho pesado (fisicamente)

 

O condicionamento físico se baseia em um estilo de vida, ou seja, um idoso pode ter muito mais força física e equilíbrio do que um jovem.

 

As vantagens do emprego na terceira idade para as empresa

 

  • Cria simpatia entre os clientes que valorizam a atitude da empresa

  • Cria responsabilidade social

  • Obtém mais sabedoria, já que os idosos têm mais experiências

  • O idoso tem mais facilidade no relacionamento interpessoal

  • É alegre e bem disposto, trabalha na maioria das vezes por opção e gosta do que faz.

 

As empresas só têm a ganhar com o emprego na terceira idade e os idosos também, é uma troca justa e vantajosa.